Review: Android 4.1 Jelly Bean
Olá, como vai você?
Como todos que acompanham nossa página no Facebook ( facebook.com/EscolaAndroid ) já devem saber, eu consegui baixar o Jelly Bean em meu Galaxy X (que com a atualização passou a ser Galaxy Nexus) através de várias engenhocas com o Galaxy Nexus Toolkit, e como um bom samaritano venho fazer um review do Jelly!
Primeiras Impressões
Minhas primeiras impressões com o novo sistema operacional foram incríveis desde quando liguei o aparelho, que vocês podem achar idiota mais eu fiquei emocionado com a mudança da animação de boot, que agora é o símbolo do Nexus em vez de uma animação super colorida!
Após ligar o aparelho e ver a primeira mudança tive um pequeno problema, que foi que meus arquivos tinham sido deletados ( normal, pois fiz de um método “não-oficial”, após isso ele pediu que eu selecionasse a linguagem padrão que por sorte tinha português brasileiro) e colocasse minha conta do Google.
O sistema em sim mudou pouco, mais aqueles que saíram do Gingerbread e foram para o Jelly Bean vão tomar um susto! As pequenas mudanças de design que percebi foi na galeria, no reprodutor de músicas, no unlock e na barra de notificações que agora ficaram com um visual mais “quadrado no bom sentido”.
Novidades
Pode se perceber que ouve poucas novidades, só que elas valeram muito a pena! A novidade que mais curti foi o Google Now, quem não ia curtir poder fazer perguntas em Português Brasileiro ( até em offline ) e esfregar na cara dos Apple Frags que o você tem um buscador que te entende!
Mais além do Google Now o aplicativo Maps teve uma pequena atualização, ele agora está mais rápido no 3G ( comprovado ); o aplicativo nativo de câmera agora tira fotos em perfeita resolução em menos de 1 segundo ( comprovado ); o sistema está mais rápido (exemplo, você está no navegador e clica no link de um vídeo, antes demorava para abrir o youtube agora é instantâneo) e não menos importante as múltiplas contas ( você pode ter mais de um conta do Google ou outro app no mesmo celular ). Essas não foram todas as novidades, todas as novidades estarão no final do post!
Faltou
Nem tudo é perfeito! O sistema pode estar lindo com essa nova atualização mais ainda falta muito para ser perfeito, está faltando um gerenciador de arquivos nativo, um leitor de arquivos e o santo “Adobe Flash Player”. Bem, não é nada que não possa ser arrumado com alguns downloads na Play Store mais seria melhor se fosse nativo!
Isso foi oque estava faltando, mais oquê está incomodando é o tempo de boot ( antigo tempo era de 16 segundos agora é de 30 a 45 ), a falta dos botões na barra de notificações ( mortas desde o ICS ) e a nova barra de pesquisa do Google ( que não está mais transparente ).
Todas as Novidades
Agora venho trazer todas as novidades presentes no Jelly Bean e minha análise sobre elas:
- Project Butter – Logo quando se inicia percebe que o aparelho está respondendo melhor aos toques do usuário, uma grande novidade.
- Google Now ( Speech Recognize ou Reconhecido de Voz ) – Nem precisa falar que foi a melhor coisa da atualização, ainda mais por reconhecer português.
- Teclado Preditivo – Ele ainda tem alguns erros quando você escreve em português, mais nada que uns ajustes não arrumem.
- Digitação Offline.
- Melhoria no Google Beam ( NFC ) – Não pude testar ainda 🙁
- Melhoria na Câmera – A “grande” melhoria foi poder tirar várias fotos seguidas e a melhoria das configurações de foto.
- Melhorias na Interface – A única coisa que me agradou foi a nova barra de notificações, e o resto era melhor a do ICS.
- Novidades na Barra de Notificações – A barra agora dispõem de botões direto da notificação.
- Apps Criptografados para Desenvolvedores – Eu não senti nenhuma diferença, mais para quem desenvolve deve ser uma mão na roda.
- Smart App Updates – Até agora só atualizei um app com essa função que só baixa os arquivos necessários da atualização, em vez de baixar tudo denovo.
Bem pessoal essa foi minha análise do Android 4.1 Jelly Bean, ela é simples, pois essa é a primeira que escrevo sobre algo tão grande! Em breve trarei análises de celulares e talvez de outras versões do Android.
o smart apps update está habilitado do 2.3 em diante para todos há semanas.
a criptografia de apps serve para proteger os apps pagos. vc poderia testar copiando o apk de um app pago e tentando instalar em outro aparelho que não está logado na sua conta.
não sei se já habilitaram isso.
Obrigado pela informação!
Podia aproveitar a deixa e cutucar a Samsung Brasil pra liberar logo essa atualização para o Galaxy X.
Eles se fazem de desentendidos a ponto de botar a culpa no Google.
Proponho ficar no pé deles, todo dia, cobrando essa preguiça deles em disponibilizar a nossa atualização que está mais que atrasada.
Daniel você tem um Galaxy X? Se tiver gostaria que eu fizesse um tutorial de como atualizar?
O problema é que não sei como é a garantia da Samsung BR nesses casos. Tem fabricantes que já cortam a garantia em caso de root, e outros que não encanam com nada disso, recebendo até aparelhos com custom rom em assistência técnica.
Por isso, antes de tudo, já vale reclamar da Samsung BR sendo preguiçosa com essa atualização que tá no nosso direito 🙂
Se ninguém reclamar eles vão enrolar, enrolar até o assunto morrer.
O problema é que eu não sei se a Samsung BR concedera isso uma infração, acho que não pois o software é legal, mais se durante o processo ocorrer algum erro perde garantia, após isso tranquilo!
Lucas acho uma ideia muito boa você fazer um tutorial de como atualizar o Galaxy X. Será útil para muita gente 😀
Amanhã já vai está pronto!
Tenho um Galaxy X, que por total incapacidade ou no mínimo uma puta de uma preguiça da Dona Samsung, foi “convertido” (via GneX toolkit) para Galaxy NEXUS.
Estou rodando o JELLY nele, e fiquei estasiado com as mudanças.
Realmente tudo nele “flui” muito mais rápido e macio.
Pena a falta de integração dos meios de transporte público locais… se fosse possível acessar as tabelas de horários dos ônibus aqui em Niterói, onde moro seria D+.
No Rio de Janeiro a coisa parece que funciona.
Ainda não testei a busca por voz.
Parabéns pelo blog…
Vou aguardar o tuto sobre o Galaxy X, com certeza tenho muito para aprender ainda!
A essa altura você já deve estar com o KitKat, não é?
Está tendo a mesma experiência nessa nova versão?