O futuro do Android
Será que é viável continuar investindo na plataforma Android? O que pensam as empresas de tecnologia? Haverá alguma mudança prevista? Confira agora algumas novidades sobre a tecnologia Android.
O sistema operacional móvel Android, usado em smartphones e tablets e desenvolvido pela Google, é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos. É a maioria esmagadora e possui mais usuários que os iPhones.
Mas por que o Android ganhou tanto espaço no mercado em tão pouco tempo? Trata-se do primeiro sistema operacional móvel de sucesso a incorporar código aberto. Foi o primeiro a trazer o Linux móvel para a maioria dos usuários.
Como qualquer tecnologia, há críticas quanto ao Android. Mesmo sendo elaborado a partir de um código aberto, o seu desenvolvimento é feito pelo Google, e seu código não é tão “livre” assim. Sabe-se que a versão Honeycomb do Android, própria para tablets, ainda não teve o código liberado, o que deve ocorrer apenas após o lançamento da versão Ice Cream Sandwich, que deve integrar smartphones e tablets. Mas mesmo assim, o código não será entregue ao mercado sem que os investidores do Android possam se beneficiar com isso.
Além de todas as vantagens já conhecidas pelo público, o Android possui o Java como linguagem, o que facilitou na sua difusão – é a plataforma mais usada no mundo. Não é à toa que há também uma grande diversidade de recursos e aplicativos que a cada dia surgem no mercado.
Mas qual será de fato o futuro do Android? A resposta tem a ver com a ver também com a concorrência que irá enfrentar. O mercado é acirrado e pela frente tem a próxima geração do iPhone, o Windows Phone, a plataforma MeeGo e o webOS.
Ainda há quem concorde que o código Android seja de fato livre, para que a expansão da tecnologia seja ainda maior, sem precedentes. De todos os sistemas atualmente existentes, o Android tem as melhores condições de se desenvolver, dada a sua adaptação, dando inclusive novos direcionamentos ao Linux para a natureza mobile. Se o código de fato for aberto, as condições de evolução podem ser inimagináveis.
Outra realidade que deve se desenvolver bastante nos próximos anos é o desenvolvimento Android para dispositivos vestíveis – como já vem ocorrendo e promete aquecer o mercado em 2015 e nos anos seguintes. O Android Wear acaba de ser lançado. O Android Auto, recurso Android para veículos, já movimenta significativas mudanças na indústria automotiva, que devem lançar ainda em 2016 veículos compatíveis.
Televisores, refrigeradores e outros objetos eletrônicos já ultrapassam as fronteiras do comum, fornecendo diferentes recursos aos usuários, de forma dinâmica e intuitiva. Objetos de todos os segmentos devem evoluir incrivelmente graças ao Android nos próximos anos, integrando as todas as facetas da vida moderna.
Neste vídeo promocional, você confere como se espera que seja a vida com a continuidade do sistema Android:
Qual o futuro do Android na sua opinião? O que você acha desta tecnologia? Comente!
Sim tudo verdade concordo! O android ganhou o mercado Brasileiro. Mas como fui usuário de vários aparelhos android e agora uso IOS, posso informar que o mesmo é bem superior ao android, sim é sim! vejam o erro do android (para poder vender) foi se adaptar aos jogos e programas dos fabricantes com base aos novos processadores, matemáticamente falando vai chegar a um ponto onde p rodar o mesmo será necessário um snapdragon 20 núcleos, da que a mais 8 aparelhos no mínimo, já no ios o fabricante faz p ele, travamentos? não! o ios para mas em seguida ele volta! até p tela inicial, o android só desligando, resetando e ou trocando de aparelho. Lamento prefiro pagar caro (preço de um top) do que viver trocando de aparelho, poucos usuários aproveitam 80% do poder do smartphone quando compram. E mais segurança, do ios e do aparelho não tem igual, por mais boatos pessoas que digam isso ou aquilo, já testei ambos e jogabilidade, usabilidade, segurança etc…só iphone mesmo. roda tudo do android, roda jogos sem leg etc… tudo joinha. 2.290,00 com 32 gigas, dura mais de 5 anos e vai sempre atualizando nunca te deixa na mão, o android 2.290 ? quantos galaxys 5 ou 6 de 1 ano vc compra?
Quem é bom de conta vai confirmar com o dinheiro gasto até hoje com android, comprariam um iphone e sobraria muito, muito mesmo!
Bom só eles fizeram isso um sistema operacional amigável com firma que toparam entrar, mas e a samsung ? sony? Lg etc… se soltarem algo assim estável usando um dual core? com o mesmo gráfico? tipo IOS que provou processador não é tudo! vejam já estamos indo p android 6 que já tem data ou já saiu lá fora, tudo em octa cores pois quad core p ele roda mas só em tops, façam as contas android 7 ou 8 ? kkk quantos núcleos? quantos smartphones de 3000,00 ?
pena q o projeto da google o “lego phone” não foi p frente, pq ? fácil: os fabricantes q ganham rios de dinheiros não iam aprovar! por isso o projeto deve ter tomado rumo, p lata do lixo…kkkk é a vida. Mas se sair seria: octa core 2000,00 só o processador. kkk 6 por meia duzia.
Eu não sei se é impressão minha mas passei na americanas Boulevard RJ , e os celulares sumiram, só tinham uns 6 aparelhos, na CeA idem, e disseram que não tinha previsão de chegada, Casas Bahia e ponto frio sem novidades, tudo velho quad core que vc compra instala Injustice e travam. e os octa core com android 6? windows 10 idem cade? six core e octa core??? bom saiam 5 aparelhos agora só vejo 2 de cada 3 no máximo. Lg idem só 2 tops octa core.
se sairem só aparelhos medianos e tops de 1600 e 4000, eu não vejo um final feliz, a turma aqui pelo que vi nos shoppings 699,00 a 1000,00
futuro? desbancar o sistema operacional windows, e fazer surgiu novos sistemas multi-dispositivo, android em pc e inevitavel